Viva Mais Leve

01/12/2015 16:18

Quando foi a última vez que você viu alguém andando com muita pressa?

Já desejou poder dar uma esticadinha no tempo, que seu dia tivesse mais que 24 horas para você dar conta do seu trabalho, desenvolver todas as atividades planejadas?

Para muitos humanos (e me arrisco a dizer, para a absoluta maioria), a vida no Planeta Terra tem-se caracterizado por uma incessante e exaustiva corrida, cuja linha de chegada SEMPRE está “mais adiante”. Além disso, a cada ano que passa, exige-se que se corra a uma velocidade cada vez maior, com direito a pausas para descanso insuficientes e, muitas vezes, inexistentes.

Mas afinal, qual o motivo para tanta pressa, correria e falta de tempo? A causa de tudo isso são as sobrecarregadas que temos de enfrentar no dia a dia devido ao excesso de atividades, informação, pensamentos; afazeres e compromissos, acessibilidade e disponibilidade, entre outros.

Em seu livro “Overload Syndrome”, publicado no Brasil com o título “Como Conviver Bem Com As Pressões” pela editora Betania, o Dr. Richard Swenson apresenta o relato de sua própria experiência com as sobrecargas que o oprimiam, e como ele conseguiu se libertar, redescobrindo o prazer de viver uma vida simples e com qualidade.

De acordo com seu relato, o Dr. Richard levava uma vida considerada perfeita. Ele era um médico experiente, possuía um ótimo emprego com um ótimo salário, trabalhava em um excelente consultório, seus colegas o apoiavam e seus clientes estavam muitos satisfeitos. Para completar, o Dr. Richard tinha uma família amorosa, ampla rede de amigos e uma vida religiosa e social ativa.

Mas, havia algumas questões que o incomodavam:

Se sua vida era tão perfeita, como todos diziam, por que ele se sentia muito desanimado e desmotivado? Por que era tão difícil levantar da cama cedo pela manhã, as dores de cabeça eram tão intensas e frequentes, sua paixão pela medicina encolhera e ele sentia excessiva preocupação quanto ao futuro?

Diante disso, o Dr. Richard decidiu estudar a vida do Médico dos médicos, Jesus, e, desse modo, ele pôde aprender a: 1)estabelecer prioridades; 2)reconhecer e respeitar seus limites; 3)viver o momento presente; 4)deixar sempre uma “margem”.

Para o autor margem “é o espaço que deveria existir entre nossos compromissos e nosso limite, nossa vitalidade e a exaustão”. Ele acrescenta ainda que, a “margem é o posto e o antídoto da sobrecarga.”

É importante lembrar que a sobrecarga põe em risco a saúde, a qualidade de vida e os relacionamentos, além de apresentar um incrível poder de esmagar o prazer de viver e desfrutar cada momento do dia. Apesar disso, muitas pessoas não se dão conta de que estão sobrecarregadas e desconhecem alguns recursos práticos para controle e alivio desse mal. Diante desse contexto, decidi produzir o DVD de palestras intitulado “Viva Mais Leve Controlando a Sobrecarga” com o objetivo de estimular a promoção da saúde e bem-estar.

O DVD contém quatro palestras através das quais procuro caracterizar os diferentes tipos de sobrecarga, mostrando como ela se instala e seus malefícios. Em seguida apresento algumas medidas práticas, simples e acessíveis a todos para controlar a sobrecarga e ter uma vida mais leve, apesar do incessante peso das pressões cotidianas e mesmo em meio a uma atarefada rotina diária.

Você pode assistir ao trailer oficial no Youtube:

www.youtube.com/watch?v=rUWJJM9KpgU

Para pedir seu DVD basta preencher e enviar nosso formulário de pedidos:

www.delanievelazquez.com/pedidos

Referências

SWENSON, R.A. Como conviver bem com as pressões. Belo Horizonte: Betânia, 2001.

VELÁZQUEZ, D. Planeta Terra: O que aconteceu? Guia de estudo. Recife: Ed. do Autor, 2013.