Dia internacional da luta contra os agrotóxicos

02/12/2015 17:11

Amanhã, 03 de Dezembro é o Dia internacional da luta contra os agrotóxicos e a triste notícia é que nosso país é o campeão mundial no uso desses venenos que põe em risco a saúde humana e causam degradação ambiental. Além disso, dos 50 produtos mais utilizados na agricultura brasileira, 22 já foram proibidos nos Estados Unidos e Europa.

Vários pesquisadores tem procurado identificar os efeitos dos agrotóxicos sobre o organismo humano, obtendo diferentes resultados, o que, certamente, decorre das diversas metodologias adotadas em cada pesquisa e as condições em que foram realizadas. Contudo, pode-se considerar como certa a participação dos agrotóxicos no desenvolvimento de doenças. Há fortes evidências de que tais produtos podem provocar desordens neurológicas, problemas respiratórios, alergias, infertilidade, má formação fetal e câncer.

Portanto, a produção de alimentos orgânicos é a melhor opção para a saúde das pessoas e do Planeta.

O alimento orgânico é aquele produzido do modo o mais natural possível, com o mínimo de aditivos externos, sem uso de pesticidas e fertilizantes artificiais, radiações e produtos transgênicos. O sistema de produção orgânica prioriza a manutenção do equilíbrio ecológico, ou seja, procura desenvolver as atividades produtivas de forma a ocasionar o mínimo impacto ambiental, respeitando as leis naturais para utilização saudável do solo, do ar e da água, reciclando os resíduos e evitando aqueles que não são recicláveis. A manutenção do equilíbrio ecológico deve ser prioridade não apenas na fase de produção, como também na distribuição e comercialização dos produtos.

A Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida “tem o objetivo de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam, e a partir daí tomar medidas para frear seu uso no Brasil”. Trata-se de uma luta por uma” agricultura que valoriza a agroecologia, ao invés dos agrotóxicos e transgênicos, que acredita no campesinato, e não no agronegócio, que considera a vida mais importante do que o lucro das empresas”.

Participe dessa luta!

1)Informe-se sobre a realidade em que estamos vivendo em nosso país quanto ao uso e os males dos agrotóxicos

2)Minimize a ingestão desses venenos optando por produtos orgânicos

3)Ajude a mobilizar nossos representantes eleitos pelo voto para que desenvolvam ações de combate ao uso dos agrotóxicos

4)Divulgue a campanha!

Acesse: www.contraosagrotoxicos.org

E não deixe de assistir aos filmes:

O veneno está na mesa: youtu.be/SHkRoIvahpg

O veneno está na mesa II: youtu.be/fyvoKljtvG4